Artigos

Síndrome do Impacto do Quadril

Síndrome do Impacto do Quadril

A Síndrome do Impacto do Quadril, também conhecida como Síndrome do Impacto Femoroacetabular, trata-se de uma patologia articular causada pelo impacto do osso da coxa contra o osso da bacia no momento de flexão do quadril, associado à rotação do mesmo. É uma alteração anatômica da pessoa que gera uma incongruência articular que, no momento da prática de atividade física, ou mesmo ao sentar, provoca o impacto na articulação do quadril. Os tipos de impactos existentes são: Pincer, Came e Combinado.

A avaliação do tipo de impacto depende da alteração anatômica da pessoa, que pode ser analisada com a realização de exames de imagens radiográficas específicas ou com a utilização da tomografia computadorizada. Também é extremamente importante o especialista solicitar a Ressonância Magnética para fazer a avaliação óssea e do labrum, estrutura que recobre a articulação do quadril.

Tratamento da Síndrome do Impacto do Quadril

No caso de atletas, a primeira ação do tratamento é a alteração do gesto esportivo. Já em outros casos, será necessário o fortalecimento da musculatura envolvida na articulação do quadril. Em casos de cirurgia, a artroscopia do quadril será necessária para melhorar a incongruência articular e evitar a evolução da doença. Procure o Dr. Christiano Cinelli e tire todas as suas dúvidas sobre esta patologia.