Artrose

A osteoartrose (OA), também chamada de osteoartrite ou simplesmente artrose, decorre de uma lenta e progressiva degradação da cartilagem articular, um tecido elástico que recobre as extremidades ósseas e amortecem os impactos. Entre as doenças designadas como “reumatismos”, a osteoartrite é a mais comum, representando 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia e sendo responsável por 7,5% dos afastamentos de trabalho.

Principais sintomas da Artrose no joelho

Entre os principais sintomas, estão:
– Dor na articulação afetada;
– Dificuldade na realização de movimentos;
– Inchaço e rigidez na articulação.

Quais são as suas causas?

Os primeiros sintomas da Artrose podem podem aparecer sem nenhum motivo aparente, por isso ela é considerada primária ou idiopática. Ela também pode ter um fator identificado que ajude para o seu surgimento, a chamada osteoartrose secundária. Alguns fatores como as doenças metabólicas, distúrbios anatômicos, excesso de peso, traumatismos, artrites e infecções podem auxiliar no aparecimento da osteoartrose secundária.

Quais são as formas de tratamento da Artrose?

Existem diversas formas de tratar os sintomas desta doença, que vão desde uma orientação educacional até ao uso de medicação, fisioterapia e cirurgia. Entre em contato com o Dr. Christiano Cinelli para ter mais informações.

Atividades Físicas

Praticar exercícios físicos diariamente é muito importante para a sua saúde desde que a série de atividades esteja de acordo com sua idade e seu condicionamento físico. Entre os benefícios estão a melhora da função cardiovascular e respiratória, alívio de estresse, fortalecimento dos ossos, além de diminuir o risco de doenças no coração, pressão alta, diabetes, obesidade e outras.