Viscossuplementação

Viscossuplementação é um procedimento indicado para tratar Osteoartrite ou simplesmente Artrose, uma doença crônica degenerativa das articulações e que impacta a qualidade de vida dos pacientes. Nele faz-se a aplicação de ácido hialurônico, substância que melhora o processo inflamatório local, lubrificação e mobilidade articular em pacientes com Artrose.

O ácido hialurônico é utilizado em outras áreas da medicina e vem ganhando espaço na ortopedia e medicina esportiva.

Em cada articulação corporal existe a cartilagem e o líquido sinovial. Este líquido é responsável pela lubrificação das articulações, melhora na absorção de choques, impactos e também tem a função de nutrir a cartilagem. Um dos componentes desse líquido é o ácido hialurônico, ele que garante sua característica viscosa.

O alto impacto das atividades esportivas acaba levando a perda gradual do líquido sinovial. A redução dessa absorção do choque propicia ainda mais o aparecimento de doenças que levam à degeneração progressiva da cartilagem, como é o caso da Artrose.

Este processo pode ser evitado a partir de injeções intra-articulares com o ácido hialurônico através do tratamento de viscossuplementação.

Tal procedimento deve ser realizado através de três sessões durante três semanas consecutivas. Esta injeção pode ser tomada uma vez ao ano como prevenção nas atividades de alto impacto, como a corrida.

No caso de tratamento de Artrose já instalada, as aplicações podem ser realizadas a cada seis meses. O tratamento é feito sob anestesia local na própria clínica, com poucas contraindicações e eventos adversos.

Seus benefícios são:

– Proteger a cartilagem articular;
– Aumentar a mobilidade articular;
– Reduzir a dor e o processo inflamatório no caso de lesão já instalada;
– Retardar a progressão da artrose.