Artigos

Terapia por Ondas de Choque

Terapia por Ondas de Choque

A Terapia por Ondas de Choque, também conhecido como TOC, é o mais novo e moderno tratamento das dores do sistema músculo esquelético. Trata-se de um método praticamente indolor e não invasivo, que atua através de ondas acústicas. Ele vem ganhando espaço no tratamento de bursites de ombro e quadril, feridas crônicas de pele de pacientes com diabetes tipo II, fascite plantar, esporão de calcâneo, tendinites e em fraturas que não se consolidam corretamente, as pseudartroses.

O tratamento acontece de três formas: a ação mecânica ocorre com a formação de microbolhas que eclodem, fragmentando a calcificação. A ação analgésica acontece a partir de um intenso estímulo local, liberando enzimas que atuam na fisiologia da dor, e a ação vascular tem relação com à provocação de microvasos que melhoram a irrigação, oxigenação local e reabsorção dos depósitos calcários ou cicatrização tecidual.

A TOC vem sendo utilizada para substituir uma série de cirurgias e tem apresentado resultados extremamente satisfatórios, uma vez que sua eficácia já alcança a marca de 70 a 85% de boas respostas em pacientes que não apresentaram melhorias quando em outros tratamentos.

A Terapia por Ondas de Choque é realizada no consultório médico, por profissionais capacitados, em geralmente três sessões. Os resultados já podem ser percebidos logo após as primeiras aplicações. Além disso, o tratamento minimiza o uso crônico de medicações e não há necessidade de internação para fazê-lo.